Para responder a essas questões, a consultoria elaborou uma lista com oito tecnologias a serem observadas ao longo deste ano e em 2010.
Ficara a Proposta dessas modernidades:
1- Bluetooth 3.0
Até 2011, nos mercados mais desenvolvidos, mais de 95% dos dispositivos móveis incluirão Bluetooth, tecnologia de transmissão de dados a distâncias curtas. A especificação da nova tecnologia será lançada ainda neste ano e os primeiros dispositivos devem chegar por volta de 2010.
Segundo o Gartner, a versão 3.0 da ferramenta oferecerá novas possibilidades com relação à conectividade e gerará novas oportunidades de negócios. A grande facilidade com que se comunicará, no entanto, trará desafios de segurança e privacidade.
2- Interfaces móveis de usuário
As interfaces móveis serão utilizadas pelos fabricantes de tecnologia como diferenciais em seus produtos e plataformas. Algumas delas tornarão mais complexos o desenvolvimento e o suporte a aplicações, que terão de ser reescritas para terem compatibilidade com interfaces sensíveis ao toque. Com a evolução das interfaces, a internet móvel tende a ficar cada vez mais acessível para clientes e colaboradores.
3- Tecnologias de localização
O sistema de posicionamento global (GPS) já se consolidou como uma das tecnologias de localização mais importantes, mas não é universal. Aplicações como Google Maps ou Nokia Maps facilitarão o desenvolvimento de soluções voltadas à localização. A maturidade das tecnologias de conectividade sem fio capazes de identificar a localização de dispositivos aumentará essa tendência. No entanto, isso também deve acender o alerta para questões de segurança e privacidade.
4- 802.11n
O padrão 802.11n de comunicação Wi-Fi vai permitir taxas de trasferência entre 100 Mbps e 300 Mbps e permanecer presente por muitos anos.
5- Telas
Os fabricantes buscam desenvolver displays baseado em vários aspectos: tamanho, formato, fragilidade e duração da bateria do dispositivo. Algumas aplicações também acabam ficando limitadas de acordo com a tela. Durante 2009 e 2010, as tendências são telas de pixels ativos, com tecnologias de baixo consumo; telas passivas, com tecnologias de tinta eletrônica e pequenos projetores que podem chegar ao tamanho de um dado.
6- Internet móvel
Se no seu início a internet móvel era uma tecnologia surpreendente, hoje ela já é considerada uma opção de baixo custo para diversos dispositivos. A tecnologia ainda possui limitações, mas surge como chave para a oferta de infraestrutura dentro das corporações e para o mercado consumidor.
7- Banda larga no celular
Nas regiões populosas já é possível obter uma boa conectividade com a banda larga das redes de celular. Alguns laptops já possuem módulos embarcados, com desempenho superior a cartões e placas USB. Com a política agressiva de preços das operadoras de telefonia celular, a demanda deve ser até superior à capacidade das empresas que fornecem o serviço.
8- Near Field Communication
O Near Field Communication (NFC), ou comunicação em área próxima, é uma maneira segura de comunicação entre dispositivos que estejam a poucos centímetros de distância. É a tecnologia utilizada para pagamentos realizados com dispositivos móveis. Já existem no mercado alguns aparelhos com esses recursos e o crescimento deve ser exponencial nos próximos dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário